terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ser deus...

"Queríamos de alguma forma ser deuses, sem saber que ser deus é andar sobrecarregado, tenso, pesado, com o compromisso neurótico de ser perfeito, de se preocupar com a imagem social, de dar importância vital para a opinião alheia, de se cobrar, se punir, exigir. Perdemos a leveza do ser." - O vendedor de Sonhos.

Desde o momento em que nascemos no mundo começamos uma nova história. A nossa. Quando criança não existem responsabilidades, queremos apenas brincar e brincar, a vida gira em torno da gente, rimos por nada, choramos por nada. Aí vamos pra escola. É lá que vamos começar a aprender. Colorimos desenhos, desenhamos, aprendemos o nome das letras, quais compõem o nosso nome, adivinhamos o nome de objetos, e por aí vai. Ótimo, temos que aprender. Desde o ensino fundamental até o ensino médio tem aquela pergunta que sempre ocupa nossas cabeças: "Pra que é que eu vou aprender isso? Mas é nunca que isso vai ajudar na minha vida!" Não é verdade? Aprendemos coisas na escola que talvez não servirão pra nada. É na escola que aprendemos o porquê de estarmos nela, e sempre a mesma resposta: ser alguém na vida. Tomemos cuidado. O mundo é competitivo, quase todos querem ser mais do que os outros no mundo profissional, receber prêmio de maior isso, maior aquilo. Querem dinheiro, dinheiro, poder, status, e quanto mais possuem, mais querem, e mais acham que são felizes, quando na verdade mais estão caindo em um buraco, perigoso e cruel. E isso acontece sempre, de fato. O maior problema na realidade é que o mundo está cheio de pessoas que se importam mais com o poder do que com valores mais importantes, como a família. Imagine um homem que ganha milhões, tem uma mulher, dois filhos, e o emprego. Ele vive ocupado, sai quando sua família está ainda dormindo, e só chega depois de já estarem dormindo de novo. E pra quê? Ganhar dinheiro. Pra quê? Manter a família com o bom e o melhor. E ainda acha que nessas condições, a família é um valor maior do que o trabalho. Se engana, preste atenção, seus filhos já nem sentem muita saudade pois não passam tempo juntos. Me diz, o mundo não está assim? Todos querendo "ser alguém na vida"? Quando na verdade esse ser alguém significa ser alguém mais que os outros. Não queiramos ser mais importantes. É como diz o vendedor de sonhos, é muita, muita coisa com que se preocupar. Inúmeras dores de cabeça, problemas, tudo que se pode imaginar. Pergunte à alguma pessoa assim se ela é feliz. Mas a faça refletir e você vai encontrar uma resposta, justo na hora em que ela pensar. Tenham sucesso mas não esqueçam da sua família, de vocês mesmos, de ter e dar amor... essas razões da vida. Quando tudo acabar verão que o tempo passou muito rápido e se quer vocês viveram, não deram valor ao que realmente importa, por que quando morrermos alguém vai nos substituir no emprego, mas na nossa família, no mundo, no amor que demos e recebemos, não. Pense bem.

Rafaela Schmitt

Um comentário:

  1. Uau, que texto maravilhoso. Você escreve muito, muito bem. Realmente, hoje em dia as pessoas estão querendo ser mais importante do que as outras, querendo ter mais do que as outras, etc etc. Mais e verdadeiro valor da vida? Como fica essa parte? O que realmente faz a nossa vida ter sentido não é o dinheiro, não é o nosso emprego, não é essas coisas materiais. É a família, são os momentos que passamos com as pessoas que mais amamos. Essas sim são as coisas que dão sentido e cor à nossa vida.


    Beijos.

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta!